Comprar uma casa de campo é uma decisão difícil, similar a aquisição de qualquer imóvel. Pode-se transformar num indescritível prazer e realização, ou num verdadeiro pesadelo.

Aptidão ​Antes de começar a pensar em adquirir uma chácara deve-se pensar que, diferentemente de um apartamento, uma casa possui muito mais manutenção em termos de edificação e de área verde. ​ Exige-se alguma aptidão e satisfação por trabalhos manuais, tanto para simples reparos elétricos, hidráulicos e estruturais (desobstrução de calhas, por exemplo), como por trabalhos relacionados ao jardim (podas, retirada de mato, plantio etc.).

Satisfação familiar ​Outra questão importante é a participação familiar. O prazer e a satisfação devem ser compartilhados por todos, inclusive crianças e adolescentes. Um espaço dedicado e equipado para eles (e seus amigos) precisa ser cuidadosamente pensado. A presença de amigos deve ser incentivada. De maneira geral até 16 / 17 anos os filhos acompanham os pais com frequência, depois disso, voltam a frequentar a casa de campo somente mais tarde, lá pelos 30 anos. ​

O que será abordado nessa seção Nesta seção são detalhados diversos aspectos financeiros e jurídicos que devem ser analisados e que podem ajudar na decisão da compra de uma chácara.